O Núcleo de Estudos Criacionistas na Educação, do Instituto Adventista de Minas Gerais, Campus de Ityrapuan, promoveu juntamente com a Faculdade de Ciências do Instituto Adventista de Ensino, Campus de São Paulo, do Departamento de Educação da União Este da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Associação Mineira Sul da Igreja Adventista do Sétimo Dia e com a participação da Sociedade Criacionista Brasileira, a realização do Primeiro Congresso Regional Criacionista, em Lavras, nos dias 23 e 24 de abril deste ano.

O evento teve o apoio da Universidade Federal de Lavras, que cedeu o seu Centro de Convenções para as reuniões, e também da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus de Lavras. A coordenação esteve a cargo dos Professores Ayalon Orion Cardoso, e Antônio Edimir Frota.

A programação do Congresso incluiu palestras e sessões de perguntas e respostas, tendo as palestras ficado a cargo de docentes da Faculdade de Ciências do Instituto Adventista de Ensino, Campus de São Paulo, e da Sociedade Criacionista Brasileira.

A título de informação transcreve-se a seguir o programa do Congresso:

Dia 23, de manhã e à tarde:

  • Professor Euler P. Bahia, Diretor da Faculdade de Ciências do IAE/SP: Palestra sobre “Reflexões sobre a relação entre fé e Ciência”, seguida de sessão de perguntas e respostas.
  • Professor Admir Arrais, do IAE/SP: Palestra sobre “A Origem da Vida”, seguida de debates.
  • Professora Márcia Oliveira de Paula, do IAE/SP: Palestra sobre “Mutação e Seleção Natural – Fatores Evolutivos?”, seguida de debates.

Dia 24, de manhã e à tarde:

  • Professor Nahor Neves de Souza Jr., do IAE/SP: Palestra sobre “Os Fósseis e a Coluna Geológica”, seguida de debates.
  • Professor Urias Takatohi, do IAE/SP: Palestra sobre “Os Métodos de Datação e suas limitações”, seguida de debates.
  • Professor Haller Elinar Schünemann, do IAE/SP: Palestra sobre “A filosofia da alma e a ciência da mente”, seguida de debates.
  • Professor Ruy Carlos de Camargo Vieira, da S.C.B.: Palestra sobre “O Criacionismo e os Princípios Gerais da Ciência”, seguida de debates.

A receptividade, da parte dos participantes do Congresso, foi bastante grande, tendo sido ressaltado o interesse em organizar na cidade de Lavras uma entidade regional para promover estudos e difusão do criacionismo na educação.

A Folha Criacionista cumprimenta a todos os que se empenharam na organização do evento, especialmente no nível local ao Prof. Ayalon Orion Cardoso, bem como aos convidados a proferir palestras, e ao público que esteve presente debatendo tópicos importantes que foram abordados pelos palestrantes.

Encontros semelhantes a esses estão sendo programados pela equipe da Faculdade de Ciências do Instituto Adventista de Ensino para o decorrer do ano de 1998. Informações específicas poderão ser obtidas diretamente por e-mail no seguinte endereço: webmaster@thomas.iae-sp.br