A Editora da Universidade de Santo Amaro está em vias de lançar no segundo semestre de 1999 o livro “Inventando a Terra Plana”, de autoria de Jeffrey Burton Russell, professor de História na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, em tradução efetuada pela Sociedade Criacionista Brasileira.

Trata-se de um interessante livro que aborda a questão de como se começou a imputar à religião dominante a concepção de um planeta Terra plano. O assunto é tratado à luz de farta documentação histórica, que desvenda o mistério criado por interessados em denegrir o Cristianismo apontando-o como força retrógrada e obscurantista.

Fica claro que no tempo de Colombo, por exemplo, era mais do que sabido que a Terra é esférica, não tendo havido nenhum questionamento a esse respeito no célebre encontro de Colombo com os sábios da Universidade de Salamanca.

O assunto é bastante atual nesta ocasião em que se aproxima a comemoração do quinto centenário da descoberta do Brasil pelos Portugueses na célebre viagem de Pedro Álvares Cabral.