Notícias

NOVOS LANÇAMENTOS Topo

Dentre os novos livros que estão sendo preparados pela Sociedade para impressão e reimpressão, desejamos destacar os seguintes (referências ao seu conteúdo são feitas em nosso “site”):· Sucessos Preditos na História Universal

Trata-se de uma reedição da obra já esgotada, de autoria de Guilherme Stein Júnior, que havia sido lançada em primeira edição em 1995. Deverá ser lançada no início de 2005.

· Gênese e Classificação das Rochas

É uma compilação de textos efetuada pela Sociedade Criacionista Brasileira, com vistas a dar informações básicas para os iniciantes no estudo da Petrologia. Deverá também ser disponibilizada no primeiro semestre de 2005, em conexão com os “kits” didáticos da Sociedade que abordam Geologia e Paleontologia.

(Leia todo o texto com Figuras/Fotos na Revista Criacionista)

II SEMINÁRIO SOBRE A FILOSOFIA DAS ORIGENS Topo

A série de artigos apresentados neste número da Revista Criacionista corresponde às exposições que foram feitas pelos seus autores como palestrantes no II Seminário sobre a Filosofia das Origens, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 10, 11 e 12 de setembro.Apresentamos a seguir, para nossos leitores, algumas informações adicionais sobre as atividades que foram desenvolvidas naquele Seminário.

… No momento em que a polêmica sobre o ensino do criacionismo nas aulas de educação religiosa no Estado do Rio de Janeiro ainda gera discussão, quase 400 pessoas, a maioria estudantes universitários, de várias partes do Brasil, participaram, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, do 2º Seminário “A Filosofia das Origens”, na capital do Estado. O local escolhido para o evento foi o auditório Hugh Tucker, do Instituto Metodista Bennett, no Flamengo. …

… o seminário reuniu palestrantes que abordaram temas como “Design Inteligente”, “Cronometria e cronologia”, “Ordem, complexidade e entropia”, “Criacionismo na mídia”, “Complexidade irredutível – uma simples folha”, “Evolucionismo e intervencionismo na Geologia” e “Sedimentologia e Hidrodinâmica”. …

De acordo com um dos organizadores do evento, o engenheiro carioca Marcus Vinicius de Paula Moreira, o grande objetivo do seminário foi “tirar as pessoas da estagnação e inseri-las na discussão sobre a filosofia das origens”. A julgar pelos vários momentos de debates abertos e pelos espaços para perguntas e respostas, o alvo foi plenamente alcançado.

(Leia todo o texto com Figuras/Fotos na Revista Criacionista)

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRIACIONISTAS – UNASP C-1 Topo

Será realizado no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Campus 1, situado na Estrada de Itapecerica, 5859, Jardim IAE, São Paulo, o V Congresso Internacional de Criacionistas, tendo a seguinte programação:

A abertura será feita no dia 20 de janeiro de 2005 (quinta-feira) às 8:00 h, devendo a recepção e a entrega de material aos participantes ser efetuada já a partir das 7:00 h do mesmo dia.

O evento terá como conferencistas os seguintes convidados, que apresentarão os respectivos temas relacionados a seguir:

Elaine Kennedy (Pesquisadora do Geoscience Research Institute)
§ Dados e Interpretação: Conhecendo a Diferença
§ Domesticando os Dinossauros

Enésio E. de Almeida Filho (Coordenador do Núcleo Brasileiro de Design Inteligente)
§ Críticas à Abordagem da Evolução em Livros Didáticos de Biologia

Jim Gibson (Diretor do Geoscience Research Institute)
§ Contribuições à Teoria da Criação a Partir do Estudo da Natureza
§ Questões sobre os Modelos “Intermediários” das Origens

Leonard Brand (Pesquisador do GRI)
§ Havia Morte no Éden?
§ A Interação entre Fé e Ciência

Nahor Neves de Souza Jr. (Doutor em Geologia e docente do UNASP, Campus 2)§ Estratificação Espontânea

Roberto Azevedo (Biólogo e Departamental de Educação da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia)
§ Novas Oportunidades para o Criacionismo

Timothy Standish (Pesquisador do GRI)
§ Archaeopteryx e Outras Aves Fósseis
§ Planejamento Inteligente: Ciência ou Religião?

Urias Echterhoff Takatohi (Doutor em Física e docente do UNASP, Campus 1)
§ A Bíblia e a Ciência: Como Alunos e Professores Universitários Adventistas do Brasil Entendem este Assunto

Yuri Tandel (Geólogo)
Formas de Interpretação da Bíblia e seu Relacionamento com o CriacionismoMaiores informações poderão ser obtidas pelos telefones (11) 5822-6166 e 5822-6207, Fax (11)5821-3513 ou pelos e-mails: atendimento@unasp.edu.br ou neo@unasp.edu.br.

(Leia todo o texto com Figuras/Fotos na Revista Criacionista)

O CENTRO CULTURAL DA SOCIEDADE CRIACIONISTA BRASILEIRA Topo

Brasília, considerada a Capital do Futuro, ganhou um centro que retrata a origem das espécies. A inauguração do Centro Cultural da Sociedade Criacionista Brasileira foi realizada no dia 2 de novembro com a presença de 150 pessoas. O centro está localizado no Lago Norte e oferece biblioteca, com setores de periódicos; estudos sociológicos, antropológicos, etnológicos, astronômicos, cosmológicos e cosmogônicos; e publicações didáticas com abordagem criacionista. O espaço, construído em dois andares, tem o núcleo de ciências e de multimídia e um auditório, onde está todo o acervo de vídeos criacionistas da SCB. Há também o Espaço Cultural para exibições periódicas de temáticas sobre Criação e Evolução.

… Poderão ser agendadas visitas pelo telefone (61)3468-3892, e obtidas mais informações através do site: http://www.scb.org.br

(Leia todo o texto com Figuras/Fotos na Revista Criacionista)

I SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES CRIACIONISTAS Topo

A Sociedade Criacionista Brasileira está coordenando a organização do I Seminário Criacionista de Capacitação de Professores que será realizado no próximo mês de junho de 2005, em Brasília, no seu Centro Cultural. Este Seminário constituirá a primeira iniciativa da Sociedade para proporcionar possibilidades efetivas de capacitação de professores, pastores, pais e alunos, para que venham a compreender com mais clareza e profundidade os fundamentos envolvidos na controvérsia Criação/Evolução.CONFERENCISTAS:

Adauto José Lourenço
§ Físico com Mestrado em Matéria Condensada e Nanotecnologia pela Clemson University (USA) e Pesquisador do Max Planck Institute (Alemanha) com várias publicações nas áreas de cronometria e cronologia, astronomia e cosmologia, bem como em sistemas de datação radiométrica.Marcos Natal de Souza Costa
§ Geólogo, com doutoramento em andamento pela UESP, professor de ciência e Religião no UNASP – CI, para os cursos de Biologia e Enfermagem, pesquisador do NEO – UNASP, com vários artigos publicados.

Michelson Borges
§ Jornalista, com especialização nas áreas científica e religiosa, pela UFSC, com vários livros: “A História da Vida”, “Por Que Creio”, “A chegada do adventismo ao Brasil”, “Série Grandes Impérios e Civilizações”, além de artigos sobre teologia, ciência e religião.

Nahor Neves de Souza Jr.
§ Geólogo, com Doutorado em Geotecnia pela USP, professor de Geologia e Mecãnica das Rochas na UNESP e USP, e de Ciência e Religião no UNASP – CII, com várias publicações didáticas, artigos científicos em ciência e religião e autor do livro “Uma Breve História da Terra”.

Ruy Carlos de Camargo Vieira
§ Engenheiro Mecânico-Eletricista pela USP, tendo sido professor no ITA e professor catedrático da EESC-USP, na área de Mecânica dos Fluidos, com inúmeras publicações técnicas e científicas, e de vários livros na área da Engenharia. Presidente e Fundador da Sociedade Criacionista Brasileira.

Wellington Silva
§ Biólogo, com Mestrado em Genética pela UFSCAR, cursando doutoramento em Genética Humana na Universidade de Brasília, professor na Faculdade Adventista da Bahia (IAENE), com vários artigos publicados na área.

(Leia todo o texto na Revista Criacionista)