NESTE NÚMERO

Nossa Capa

Editorial

Terminando o seu vigésimo oitavo ano, a Sociedade Criacionista Brasileira traz à luz este número 61 de seu periódico, a Folha Criacionista, com o seu respectivo encarte, a “Folhinha Criacionista Número 6”.

Desculpamo-nos perante nossos leitores por um lapso ocorrido nos números 58 e 59 da Folha Criacionista, nos quais foi mencionado que 1998 havia sido o vigésimo oitavo ano de publicação desse nosso periódico. Na realidade, iniciamos a publicação da Folha Criacionista em abril de 1972, e portanto 1999 está sendo o vigésimo oitavo ano desta nossa revista. Terminaremos o ano 2000 completando o vigésimo nono ano de vida da Folha Criacionista, e esperamos entrar no novo milênio comemorando o trigésimo aniversário.

Razões de sobra temos para exclamar: EBENEZER – até aqui nos ajudou o Senhor!

Novamente, este ano de 1999 foi também um ano repleto de atividades, que exigiram notável esforço da parte dos editores e de seus colaboradores voluntários mais próximos, que nunca negaram apoio para o desenvolvimento dos trabalhos da Sociedade.

Assim, continuamos a alimentar a nossa Home-page na Internet, que até outubro deste ano já havia sido visitada por quase seis mil pessoas. Mais uma vez apresentamos aqui, de público, os nossos agradecimentos à pessoa de nosso colaborador voluntário Marcus Vinícius de Paula Moreira que continuou a despender parcela ponderável de seu precioso tempo para manter a realidade desse sonho acalentado há tanto tempo.

Foi possível, também, continuar a profícua parceria com a Universidade de Santo Amaro, que, patrocinou a vinda do Professor Fernando De Angelis para participar do Encontro Internacional de Criacionistas realizado no Instituto Adventista de Ensino em janeiro deste ano em São Paulo, ocasião em que foi feito o lançamento oficial de seu livro “A Origem da Vida”, publicado dentro do Programa Editorial da Universidade. Ainda através do seu Programa Editorial, a Universidade de Santo Amaro patrocinou a publicação da tradução do livro “Inventando a Terra-Plana”, de autoria do Professor Jeffrey Burton Russell, cujo lançamento foi feito no dia 6 de novembro no II Encontro UNISA de Criacionismo que foi efetuado no Campus – 2 da Universidade, na cidade de São Paulo.

Neste número da Folha Criacionista, temos a satisfação de apresentar a tradução de um interessante artigo de Arthur V. Chadwick sobre a enorme complexidade dos trilobitas, metazoários que surgem no Cambriano, em uma grande explosão de vida, “após” o Pre-Cambriano, onde os indícios de vida são escassos. O artigo, traduzido pela bióloga Dra. Márcia Oliveira de Paula, corresponde à palestra sob o mesmo assunto proferida pelo Dr. Chadwick no Encontro Internacional de Criacionistas realizado em janeiro deste ano no Instituto Adventista de Ensino, em S. Paulo.

Prosseguimos tendo a colaboração do Prof. Roberto Cesar de Azevedo, agora com a apresentação da primeira parte de um outro artigo seu, cujas duas partes seguintes esperamos poder publicar nos próximos números da Folha Criacionista. Em análise minuciosa das idéias expostas por Darwin em sua “A Origem das Espécies”, introduz ele em contraposição a tese da involução, com argumentos de peso.

Outra importante colaboração que recebemos foi a do Dr. Ayalon Órion Cardoso, tratando das hipóteses existentes na Astronomia sobre a origem do Universo. O Dr. Cardoso está preparando um interessante e completo livro no qual trata do “Criador e o Universo”. Esperamos que em breve possamos ter mais esta importante contribuição do Dr. Cardoso para compreendermos melhor essa estupenda manifestação da glória de Deus que é o Seu Universo, no qual ocupamos uma pequenina parte na galáxia que abriga o nosso sistema solar!

Alegramo-nos por verificar a crescente colaboração de autores nacionais nos artigos que temos divulgado na Folha Criacionista, e esperamos que ela venha realmente se consolidar precipuamente como um veículo de divulgação dos trabalhos de criacionistas brasileiros.

Os Editores Responsáveis da Folha Criacionista

Ruy Carlos de Camargo Vieira e Rui Corrêa Vieira

A reprodução total ou parcial dos textos publicados na Folha Criacionista poderá ser feita apenas com a autorização expressa da Sociedade Criacionista Brasileira, que detém permissão de tradução das sociedades congêneres, e direitos autorais das matérias da autoria de seus Editores.

ARTIGOS

OS TRILOBITAS: UM ENIGMA DE COMPLEXIDADE
Arthur V. Chadwick (Tradução de Márcia Oliveira de Paula)

O EQUILÍBRIO UNIVERSAL E O CRIACIONISMO
Ayalon Órion Cardoso

ORIGEM SUPERIOR DAS ESPÉCIES
Roberto Cesar de Azevedo

NOTÍCIAS

VIVEREMOS SÉCULOS

“SUMMER FOR THE GODS”

NOVA SONDA EM MARTE NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1999
Vida em Marte

II ENCONTRO UNISA DE CRIACIONISMO

MAMUTES

A EXPANSÃO DAS ATIVIDADES DAS SOCIEDADES CRIACIONISTAS

SEIS BILHÕES !

CIÊNCIA PARA O SÉCULO XXI

OS LIMITES DA CIÊNCIA E A CIÊNCIA DOS LIMITES

COMO CARACTERIZAR O CICLO SEMANAL NAS REGIÕES POLARES
(ESQUEMAS DE 1 A 5)

UMA DAS TENTATIVAS DE CORRELACIONAR CRÂNIOS DE PRIMATAS FÓSSEIS

O PERCURSO APARENTE DO SOL ACIMA DO CÍRCULO POLAR ÁRTICO

CAPA ORIGINAL